sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Nomenclatura proibida

Dia desses, vi na televisão que o Santos enfrentaria o PAEC pela Copa São Paulo de Juniores. Que raio de "PAEC" é esse ?, perguntei-me. Só depois caiu a ficha: Pão de Açúcar Esporte Clube. Pois é, as televisões (e, não duvido muito, em breve, outros meios de comunicação) não vão pronunciar o nome "Pão de Açúcar", simplesmente porque, apesar de SER, SIM, o nome do time de futebol, remete a um dos grupos empresariais mais fortes do Brasil.

É curioso ver como a imprensa, de certa forma, é contraditória, nesses casos. Será que determinado programa esportivo na TV se negaria a dizer "Pão de Açúcar" se o mesmo tivesse um comercial no horário ?

Essa é a razão pela qual praticamente nenhum time de basquete ou vôlei - que são associados, em 99% dos casos a empresas/marcas de produtos - só são chamados pelos nomes de suas cidades-sede. Assim, o "Rexona/Ades" vira "Rio de Janeiro", ou o "Bradesco/Osasco" vira "Osasco", e por aí vai. É a mesma razão pela qual a "Kyocera Arena", do Atlético-PR sempre foi chamada, em São Paulo, de Arena da Baixada - apesar do contrato milionário assinado pela empresa japonesa para dar o nome ao estádio.
Mas será que ela tivesse anúncios em jornais e revistas paulistas/paulistanas, a nomenclatura seria a mesma ? Com a resposta, os respectivos departamentos comerciais...

Nenhum comentário: