quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Fiel


Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, anunciou hoje que vai mudar o distintivo do Corinthians a partir deste ano. Ao invés das estrelas pelas conquistas do passado, vai estampar a palavra FIEL junto do escudo do clube. "De que adianta valorizar nossos títulos passados ?, a torcida é nosso maior patrimônio", justifica o dirigente.

Pode ser uma mera jogada de marketing - venderia camisas aos montes. Ou não. Se não for, a iniciativa do presidente corintiano comprova uma de minhas teses: se Corinthians e Flamengo soubessem aproveitar corretamente o potencial de seus milhões de torcedores espalhados pelo Brasil (e pelo mundo), certamente não estaria no buraco financeiro em que se encontram.

Mas elaborar ações de marketing eficientes e saber trabalhar (e fortalecer) as marcas dos clubes é algo que nossos dirigentes ainda estão longe de aprender... quem sabe, o novo escudo alvinegro seja o primeiro indício de que isso esteja mudando...

3 comentários:

Milton disse...

Minha opinião?

Simplismente ridículo, achei ótima a idéia de se acabar com as estrelas e modernizar o escudo, mas colocar uma coroa (?!) com a palavra Fiel simplismente não dá. Uma frase como a usada no escudo do Liverpool, "You Will Never Walk Alone" - Você Nunca Andará Sozinho - é até aceitável.

Minha humilde proposta?

Proporções e contornos mais próximos aos escudos da década de 70, resgatando as raízes do clube e facilitando a visualização e leitura do desenho. Simplicidade e limpeza, eliminando-se as estrelas e as cordas ao redor do círculo central. Se querem expressar com palavras o amor da torcida pelo time no escudo, coloquem uma faixa dourada com a frase "Dentro dos nossos corações", parte do Hino do Timão. Para que inventar mais do que isso? Dá uma olhada no desenho, no meu blog. http://eusoucorinthians.blogspot.com

Giuliano Villa Nova disse...

Obrigado pelo comentário. Vejo que o mais importante, neste caso, não é o lay-out da camisa ou do escudo, em si, mas a idéia dos dirigentes de valorizar a participação da torcida alvinegra na história do clube. Só falta montarem um time à altura das aspirações dos seus fiéis torcedores... grande abraço !

Anônimo disse...

Se o Andres disse, realmente, que valorizar os títulos do passado é menos importante que incluir o nome FIEL no distintivo, ele é um presidente pequeno e infeliz - pois, o corinthians é desse tamanho, graças a história de glória que veio sendo construída, ano a ano, desde 1910. Negar esse passado é negar a própria existência do Club, meu Deus do Céu!!!!!! Ou será que sou eu o Louco????????????????
Ele começou bem no comando, mas se não reparar, e logo, essa idéia descabida e impensada, ele será cobrado pela FIEL.