sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Medo

Dias depois de dirigentes da Premier League anunciarem a possibilidade de a instituição fazer "rodadas itinerantes", em vários países (na prática, levar as equipes para disputar jogos do Campeonato Inglês em outras partes do mundo), a partir de 2010/2011, os cartolas da Federação Inglesa e da Fifa já se manifestaram contrários à decisão.

"Ficou claro para a Fifa que a Federação Inglesa tem sérias restrições à essa proposta", divulgou nesta sexta-feira o site oficial da entidade. O grande medo dos dirigentes britânicos é que a iniciativa ameace a intenção de sediar a Copa de 2018. "Temos muita responsabilidade sobre o futebol inglês e devemos pesar as conseqüências dessa proposta", completou o comunicado.

Na realidade, é mais uma demonstração de que os dirigentes de Federações temem a força dos clubes. É por isso que a Fifa demorou tanto tempo para oficializar um Mundial de Clubes - só o fez em 2005, depois que patrocinadores organizaram, por décadas a fio, uma disputa entre o melhor da América do Sul e o campeão da Europa.

Já imaginaram se os clubes se rebelassem e fizessem um Mundial por conta própria ? Uma disputa planetária, envolvendo os maiores clubes da Espanha, Itália, Inglaterra, França, Portugal, Alemanha, Brasil, Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, Japão, Arábia Saudita... Não tenho dúvidas em afirmar que seria um campeonato MUITO MAIS FORTE do que a própria Copa do Mundo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cada vez mais os clubes estão independentes das federações. Isso é perigosíssimo para a Fifa, que aos poucos vai perdendo o controle sobre o futebol mundial... Ainda iremos ver muitas brigas entre Fifa e clubes durante os próximos 30 anos e mais...

Anônimo disse...

Essa idéia é interesantíssima. Seria um torneio forte tanto dentro de campo quanto fora, com muito público e muito dinheiro girando em torno. Eu pagaria cara, com certeza.
abraço

Ricky_cord disse...

Olá Giuliano. Também achei o teu blog bem interessante. Já adicionei o teu link à minha lista. Espero que possas fazer o mesmo e que continues a visitar o meu. Abraço.